Geral

Score do SPC: saiba como o seu score pode impactar seu escritório

8 de outubro de 2020

Ter acesso a linhas de crédito é essencial para todo empreendedor que deseja crescer mais rapidamente. E você sabia que quanto melhor o Score do SPC do seu negócio, menor são as taxas de juros?

Quem não conhece alguém que teve um financiamento negado, ou então não teve o limite do seu cartão de crédito aumentado? Ou então, porque para uma pessoa é feito a liberação de recursos mais facilmente, enquanto para outros a burocracia é muito maior? Você deve imaginar que isso ocorra porque a pessoa, ou empresa, é um bom pagador. Basicamente sim, mas o parâmetro para determinar isso é o Score do SPC.

Ficou curioso sobre o tema? Então confira nosso artigo sobre o assunto e confira como o score pode impactar seu escritório!

O que é o Score do SPC para empresas?

Antes de entender o que é o Score do SPC, é preciso saber o que é o score de crédito. Ele é um instrumento criado pela Serasa Experian e utilizado por instituições para medir os riscos de inadimplência do cliente, seja ele pessoa física ou jurídica. Ou seja, quanto melhor o score, menor o risco da operação de crédito.

O Score do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é, basicamente, um sistema de pontuação que analisa todas as movimentações financeiras e pagamento de contas que o cliente realiza. Quanto melhor são feitas tais operações (pagamentos em dia, valores maiores, etc), melhor será a pontuação do Score do SPC/Serasa

Desta forma, pessoas que atrasam contas, possuem restrições de crédito por conta de dívidas, entre outros motivos negativos, possuem um score bastante baixo, o que indica que são de alto risco para novas operações de crédito. Em contrapartida, aqueles que possuem bons hábitos financeiros tendem a ter um score positivo.

Mas como funciona este score do SPC?

Esse placar de bons hábitos financeiros tem uma pontuação que varia de 0 a 1.000. Conforme o cliente vai mantendo uma boa gestão de suas finanças, ele vai somando mais pontos, que considera pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas, relacionamento financeiro com empresas e bancos para determinar a pontuação da pessoa física ou jurídica.

O Score do SPC tem três faixas:

  • 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência
  • 300 a 700 pontos: médio risco de inadimplência
  • Acima de 700: faixa de menor risco de inadimplência

Além dos dados sobre pagamentos, para se montar o Score são levantados diversas outras informações da empresa. O dado é calculado considerando o comportamento atual de pagamentos e dos últimos cinco anos, a busca por crédito no mercado e as informações cadastrais. 

Logo, para manter um bom score, o ideal é realizar o pagamento das contas em dia, evitar solicitações de crédito frequentes, estar com o nome sempre limpo e manter um comportamento regular com relação ao pagamento das contas mensais.

Uma pontuação mais baixa no Score do SPC indica maiores chances de inadimplência. Por outro lado, uma pontuação mais alta sugere que o risco de não pagamento de contas é muito baixo. Ou seja, quanto maior o score da empresa, maiores as chances de liberação de crédito e empréstimos com as melhores taxas.

E como manter um Score alto?

Agora que você já entendeu o que é o Score do SPC, é importante consultar o seu. Para isso, acesse o site do Serasa Empresas, e preencha os dados solicitados. É rápido e prático. 

Entre as vantagens de um bom Score do SPC para empresas, estão:

  • É uma importante variável para aprovação de crédito
  • Traz recomendações para suas negociações, diminuindo riscos
  • Pode direcionar ações que melhorem a saúde do seu negócio

E para manter o Score da sua empresa sempre em boa posição, é importante manter excelentes hábitos financeiros. E nesse aspecto, uma gestão financeira eficiente é de fundamental importância, afinal de contas ela permitirá que você consiga manter seus pagamentos em dia, honrar demais compromissos e evitar de ficar devendo na praça.

Por isso, para quem deseja ter ter Score do SPC positivo, seja uma pessoa física ou uma empresa, o planejamento financeiro é essencial. Ele permitirá que você saiba até quanto pode gastar, quais suas fontes de renda e como ela deve ser administrada. 

E a partir do momento que você tem um Score positivo, você pode ter acesso a linhas de crédito a juros mais baixos, permitindo que seu escritório possa investir em novas áreas e atender novos mercados. Para uma empresa, isso é sinônimo de crescimento.

E se você precisa de ajuda para a gestão financeira do seu negócio para melhorar seu Score do SPC, entre em contato com a Finanças Azul. Aqui, organizamos a gestão financeira do seu negócio para você ter mais liberdade para empreender e menos esforço para crescer.

atendimento.sardagna

Escrito por:

atendimento.sardagna

Comentários

O futuro do seu negócio depende somente de você.
Dê o próximo passo!