Geral

Passo a passo como abrir sua empresa no Rio de Janeiro

19 de março de 2019

Assim, muitas pessoas estão em busca de saber como abrir uma empresa no Rio de Janeiro, para que possam realizar este sonho.

Algumas pessoas acreditam que o procedimento é muito burocrático, no entanto, é possível abrir uma empresa fácil no Estado.

Se você deseja saber como abrir uma empresa barato, e conseguir conquistar o sucesso que tanto almeja, confira as informações que trouxemos para você.

Registro da empresa

Para constituir uma empresa no Estado do Rio de Janeiro, o primeiro passo que você deve tomar é registrá-la.

Assim, você estará formalizando o seu negócio e permitindo que ele de fato nasça.

Para legalizar sua empresa você vai precisar realizar os seguintes procedimentos:

  • Contrato Social
  • Registro na junta comercial
  • Alvará de localização e funcionamento
  • Inscrição estadual
  • Licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais

Entenda como realizar este passo a passo de maneira tranquila para que possa abrir uma empresa no Rio de Janeiro.

Primeiro Passo – Elaboração do Contrato Social

O Contrato Social de uma empresa irá definir os sócios do empreendimento, assim como, as participações de capital de cada um deles.

É no Contrato Social que serão definidas quais as atividades de seu negócio e o modo como ela irá funcionar, ou seja, o modelo tributário no qual ela irá se encaixar.

O Simples Nacional é um meio fácil e barato de abrir um negócio.

Para abrir uma empresa barato, você precisa desenvolver todas estas ações dentro de seu contrato social e estabelece-las de maneira clara.

Dentro do contrato social também deve se estabelecer o nome de sua empresa, para tanto, é preciso realizar uma pesquisa e descobrir se o nome que você deseja está disponível.

Segundo passo – Registro na junta comercial

O segundo passo que você deve tomar para abrir uma empresa consiste em realizar o registro na junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do Estado do Rio de Janeiro

Somente a partir deste registro que se determina a existência de sua empresa. Atenção, este registro deve ser realizado antes da obtenção do CNPJ.

O Registro na Junta Comercial é um processo para legalizar a empresa de suma importância para a existência dela.

Terceiro Passo – Alvará de Localização e Funcionamento

O terceiro passo é o Alvará de Localização e Funcionamento para abrir uma empresa fácil.

O documento consiste em uma autorização do município para que para que o seu negócio seja de fato estabelecido.

Para que você possa obter o documento e legalizar a empresa, é preciso provar que ela tem condições de existir, e estas, devem estar de acordo com o município e Estado do Rio de Janeiro.

Quarto Passo – Inscrição Estadual

O quarto passo para abrir empresa no Rio de Janeiro é a Inscrição Estadual, que consiste em um convênio com a Receita Federal através do qual é possível realizar a inscrição de um modo fácil e barato através da internet.

Para tanto, é preciso que você tenha em mãos o número do seu CNPJ. A inscrição é um documento obrigatório para empresas que atuam nos setores de energia, comunicação, indústria, comércio e transporte.

Quinto passo – Licenças e inscrições nos órgãos municipais e estaduais

Para abrir uma empresa no Rio de Janeiro, é preciso ainda ter algumas licenças a depender do ramo da atividade a ser exercido.

Vamos falar de algumas delas:

  • Licença ambiental :Exigida para empresas que exercem atividades industriais, metalúrgica, têxtil, química, entre outras e pode ser obtida através dos órgãos municipais e do Estado do Rio de Janeiro, ou através do IBAMA.
  • Licença sanitária: Exigida principalmente para empresas do setor do ramo de comércio, medicamentos e cosméticos. Pode ser obtidas através do órgãos do estado do Rio de Janeiro, do município, ou Federais.
  • Vistoria e cumprimento de normas de segurança: Exigida para todas as empresas, pode ser obtida através da vistoria do Corpo de Bombeiros.

Para que você obtenha informações mais detalhadas de como abrir uma empresa barato, você pode recorrer a escritórios de contabilidade.

Quanto custa para abrir uma empresa no Estado do Rio de Janeiro?

Em média, para abrir constituir uma empresa, uma pessoa desembolsará em média, o valor de R$ 2038,00 segundo dados da Firjan, o valor pode variar de Estado para Estado.

No entanto, existem outras pequenas despesas que devem também serem inclusas dentro deste processo.

Entre as mais comuns estão:

  • Despejas com o aluguel e acomodação da empresa;
  • Reformas;
  • Honorários do contador;
  • Serviços terceirizados

Como agilizar o processo de abertura?

Para abrir uma empresa no Rio de Janeiro em até 20 dias é possível contar com a ajuda de profissionais dentro desta área, como a R2 Assessoria Contábil, que atua de forma a otimizar os processos.

Assim, mesmo com os gastos de uma profissional, este se torna um custo-benefício, levando em consideração os benefícios de uma empresa aberta.

O que é preciso saber antes de abrir uma empresa?

Para constituir uma empresa é importante que você tenha estes pontos bem definidos:

  • Ramo da empresa: o ramo em que ela irá atuar e quais as possibilidades de sucesso.
  • Público alvo: para quem sua empresa vai vender o produto ou serviço, e se existe uma boa parcela de consumo no mercado.
  • Conhecimento dos futuros concorrentes: são aqueles que concorrerão diretamente com a sua empresa, você deve saber os pontos fracos e fortes de cada um deles.
  • Estratégias diversas: estratégias de marketing, promoção, funcionamento.
  • Conhecimento dos fornecedores: são aqueles que fornecem o produto ou a matéria prima para constituí-lo. Bons fornecedores facilitam o desenvolvimento de seu negócio, por isso, estude-os com cautela para entender quem são.
  • Objetivos e metas: termos muito importantes na administração de sua empresa que permitirão o crescimento a pequeno, médio e longo prazo.

Portanto, abrir uma empresa fácil e barato, é possível, desde que você tenha as ferramentas necessárias para que ela se desenvolva.

Deixe um comentário

Mariana Santos

Escrito por:

Mariana Santos

Comentários

O futuro do seu negócio depende somente de você.
Dê o próximo passo!