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Importância da gestão de processos para clínicas médicas
16 de março de 2021
Habilidades de gerenciamento são muito importantes e exigidas em quase todas as áreas. Isso também inclui o setor de saúde, onde a gestão de processos para clínicas médicas é um aspecto vital.
Afinal de contas, ter uma má gestão é uma questão de vida ou morte para os pacientes. A importância das habilidades gerenciais não pode ser subestimada, uma vez que as clínicas, hospitais e seus funcionários precisam ser mantidos profissionalmente com treinamento especializado adequado.
Para falar mais sobre a importância da gestão de processos nas clínicas médicas, elaboramos o artigo a seguir. Confira!
O que é gestão de processos?
Para entender melhor essa questão, é preciso primeiro entender como o gestor deve supervisionar uma variedade de quesitos em uma clínica médica.
Quando falamos em atendimento à saúde, há uma variedade de questões e preocupações de pessoal que devem ser tratadas. Quando os enfermeiros em um setor estão sobrecarregados, outros podem não estar tão sobrecarregados em outro departamento.
Um bom gestor compreenderá isso e será capaz de posicionar os funcionários certos nos departamentos certos para ajudar os pacientes.
Também é vital que aqueles que ligam para a clínica médica falem com uma pessoa sempre que possível. Por esse motivo, o gestor deve ser capaz de realizar várias tarefas e se concentrar em uma variedade de questões pessoais e departamentais.
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Uso da gestão integrada
Como forma de otimizar o processo de gestão de processos para clínicas médicas, o uso de uma processo integrado pode ser o melhor caminho. Ele permitirá a elaboração de estratégias para otimizar o tempo e os resultados.
Dessa forma, é necessário que metas sejam estipuladas, também para consulta futura sobre os objetivos alcançados dentro do negócio médico.
Outro ponto importante da gestão de processos integrada é a otimização dos recursos. E nesse aspecto, o uso da tecnologia se torna primordial. Afinal de contas, é impensável nos dias atuais seguir usando planilhas de Excel, papéis e outros processos obsoletos em uma clínica médica.
É necessário evoluir e usar ferramentas tecnológicas nos processos. Nessa forma, é possível realizar uma gestão de processos para clínicas médicas mais assertiva, econômica e ágil.
Como a gestão de processos pode ser aperfeiçoada?
Como mencionamos, a tecnologia é o primeiro passo para uma gestão de processos para clínicas médicas. Essa peça fundamental é inclusive essencial em qualquer gestão empresarial. Ela vai reduzir falhas, potencializar a administração e garantir mais qualidade. Permite ainda um controle em tempo real.
Outros pontos que merecem atenção, são:
Padronização das tarefas
Um aspecto importante na gestão de processos é a padronização das tarefas. É necessário que todos os funcionários da clínica médica conheçam as tarefas que deverão realizar, e qual o procedimento que deve ser seguido.
Ao criar uma padronização de processos, é possível que elas possam ser replicadas por todos os funcionários, reduzindo erros e otimizando o tempo. Além disso, é importante que cada tarefa tenha seu próprio protocolo, com a descrição do que precisa ser feito.
Busque pela excelência
Um serviço, por melhor que seja, sempre poderá ser feito ainda melhor. A busca pela excelência é outro aspecto que precisa ser seguido para quem deseja fazer a gestão de processos para clínicas médicas.
Além disso, essa busca por excelência coloca seu empreendimento como destaque frente à concorrência, ao se tornar uma referência devido à qualidade dos atendimentos prestados aos pacientes. Mas é claro que isso tudo requer investimento, pesquisa, conhecimento e treinamento.
Nesse sentido, é papel do gestor incentivar sua equipe a buscar a especialização, visando sempre o melhor atendimento ao paciente.
Além disso, é necessário desenvolver ações de planejamento, controle e melhorias ao gerenciar esses serviços. Esse é um aspecto primordial para que a rotina administrativa e assistencial se torne mais fluida e compatível com a demanda da clínica.
Conheça as principais demandas
Como parte do processo de gestão, é preciso também compreender quais as principais demandas da clínica médica e onde estão os maiores gargalos. E com base nessas informações, procurar atuar de forma a solucionar os problemas.
Por exemplo, é possível via sistema acompanhar quando são realizados mais atendimentos de determinada doença de impacto sazonal, se antecipar a ele e elaborar um planejamento para potencializar a quantidade de pacientes que poderão ser atendidos.
Dessa forma se elimina um gargalo e ainda se otimiza os atendimentos, permitindo que mais pacientes — e mais receita — entrem na clínica médica.
Use a tecnologia
Como é possível perceber, um dos principais passos para uma gestão de processos para clínicas médicas é o investimento em tecnologia. Ela permite melhor leitura do dia a dia da clínica, garante maior fluidez aos processos e entrega ao gestor as informações certas, no momento certo.
Para as clínicas médicas, percebe-se que o uso de uma gestão de processos é essencial para melhorar seu desempenho e otimizar seus atendimentos. Aliado a isso, é possível terceirizar serviços que não compõe o dia a dia da clínica, como por exemplo a gestão financeira.
Ao retirar das atividades diárias alguns processos, o gestor pode se focar em aspectos mais críticos, quando uma equipe altamente qualificada se dedica a outras áreas. E nesse aspecto, a Finanças Azul pode ser a solução ideal.
Temos uma equipe altamente qualificada para gestão financeira, permitindo que você tenha mais liberdade para crescer, e menos esforço para crescer. E com a terceirização com a Finanças Azul, você receberá todas as informações vitais para o melhor desempenho da sua clínica.
Por isso, caso deseje que a gestão de processos para clínicas médicas seja ainda mais assertiva, invista na terceirização da gestão financeira com a Finanças Azul. Assim você terá ainda mais resultados no seu empreendimento médico.
Escrito por:
atendimento.sardagna
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