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Gestão financeira para engenheiros

19 de março de 2019

Logo, um engenheiro deve ser bom também na questão de gestão financeira. Bem, isso não é como pensamos. Afinal, gestão financeira para engenheiros não é exatamente a melhor matéria.

Pensando assim, é possível deduzir que uma terceirização do departamento financeiro pode ser de grande ajuda. Isso mesmo, uma terceirização pode ser um dos caminhos mais fáceis para os engenheiros seguir rumo ao controle financeiro.

No entanto, não podemos dizer que é a melhor solução sem a apresentar corretamente. Por este motivo, neste post iremos explicar o que é a terceirização, ou BPO financeiro. Também iremos explicar por que é importante fazer um bom gerenciamento financeiro.

Gestão financeira

É de senso comum saber que gerenciamento financeiro é de extrema importância em qualquer instituição. Desde as grandes empresas multinacionais, até mesmo dento da nossa família. Uma boa gestão financeira é o que dita se a instituição irá ter sucesso ou irá falir.

Ela é o que dita o que pode ou não pode se fazer. Seguindo seus mandamentos a instituição sempre poderá progredir a passos largos. E no ramo da engenharia isso não é exceção, aliás, em nenhum tipo de ramo isso é exceção.

Quanto mais se sobre suas finanças, mais apto ao sucesso a instituição ou o indivíduo se torna. Isso por que as chances de cometer erros se reduzem drasticamente, enquanto os acertos aumentam na mesma proporção.

É neste ponto que algumas pessoas ficam desorientadas. Profissionais como engenheiros sempre irão tender a se concentrar mais em seu trabalho. Deixando sua gestão financeira para segundo plano. O que pode se revelar um erro, muitas vezes fatal.

O mercado de hoje, exige profissionais com o máximo de conhecimentos possíveis. Pessoas que entendam não somente de sua área de especialidade, mas também de várias outras. Esses são os profissionais que conseguirão ter uma carreira de sucesso.

Gestão financeira para engenheiros

Um engenheiro, por exemplo, precisa de vários conhecimentos relacionados á área de gestão financeira. Sim, saber coisas como elaborar orçamentos, organizar um dimensionamento de pessoal, especificar prazos.

Além de elaborar orçamento de materiais, entre várias outras atividades correspondentes. Muita coisa complicada e que demanda tempo para sua realização.

Porém, é fato de que não ser eficaz na atuação sem ter esses conhecimentos. Isso inclui todos os custos e a noção financeira de cada pedaço que forma um projeto de engenharia.

Mas sabemos que nem todos tem o privilégio e a sabedoria para realizar tarefas como essas de uma forma eficaz. Por este motivo que existe a terceirização do gerenciamento financeiro, ou BPO financeiro. E é sobre essa atividade que iremos discutir daqui para frente.

BPO financeiro – Terceirização Financeira

BPO é uma sigla que vem do inglês, que significa Business Process Outsourcing, ou seja, Terceirização de Processos de Negócio. Ou seja, é a famosa terceirização, mas nesse caso o que se irá terceirizar são algumas atividades secundárias.

Isso mesmo, atividades que não estão ligadas à finalidade da empresa. Nesse caso específico, as atividades terceirizadas para BPO Financeiro são aquelas desempenhadas pelo Departamento Financeiro. Como por exemplo:

  • Contas a pagar
  • Contas a receber
  • Fluxo de Caixa
  • Orçamentos
  • Pagamento de pessoal

Entre várias outras atividades ligadas diretamente ao setor financeiro de finanças. O ponto chave é que com o BPO Financeiro a atividade seja gerida por um pessoal especializado. Gerando benefícios que não se conseguiria se gerido por pessoas menos capazes.

Dessa forma, é possível deduzir que qualquer tipo de empresa seja beneficiada por uma boa gestão financeira. Isso quer dizer, como já foi citado antes, sua capacidade de sucesso aumente drasticamente.

No entanto, os benefícios não se resumem só ao bom gerenciamento financeiro. Existem vários outros efeitos secundários que o BPO traz consigo. Por exemplo, a terceirização financeira pode ser muito benéfica para o contratante.

Isso por que as despesas fixas se transformarão em variáveis, ou seja, elas podem mudar conforme o tempo. mas é importante salientar que um BPO não é um tipo de consultoria.

Vantagens da terceirização

Como já citamos acima, os benefícios são vários, e assim iremos citar alguns. Começando pelo fato de que o processo de terceirização do gerenciamento financeiro dá uma certa liberdade para o empreendedor.

Permitindo que ele e sua equipe se concentre nas atividades principais do negócio e das áreas chave da empresa. Pois ele o livra de ter esforços focados em atividades secundárias ou outros tipos de tarefas.

Além disso, a terceirização permite que ele tenha um bom gerenciamento financeiro desde o começo da empresa. Mesmo que ele não precise contratar um funcionário especialista na área.

Com esses benefícios será possível controlar as atividades financeiras de uma forma realmente eficaz. Assim, os vencimentos financeiros e os recebimentos de vendas serão mais rapidamente executados, liberando recursos para o capital de giro.

Pode se conseguir também reduzir a inadimplência simplesmente por ter um processo estabelecido e rigoroso de cobrança. Sem aquela velha conversa dos devedores de adiamento, que são comuns nas empresas.

Bem como, é possível melhorar o ambiente de controle e de governança. Pois é possível graças a existência de áreas executoras e aprovadoras da área de finanças. Ou seja, o chefe da empresa não ficará preso a metas de cortes por causa de mal gerenciamento financeiro.

No entanto, nem tudo é coisa boa. O processo de BPO financeiro tem suas desvantagens. Entre elas tem o fato de que, por mais que seja flexível, sempre existe uma certa burocracia. Ou seja, um procedimento padrão, que pode não ser adequado em um certo período da empresa.

A conclusão

Enfim, estes foram as principais informações sobre gestão financeira e BPO financeira que podemos compartilhar. Tentamos deixar claro a importância de se ter um bom gerenciamento financeiro para sua empresa. Além de destacar as vantagens do BPO financeiro.

Mas ao final, quem decide sempre será o chefe. No entanto é importante salientar que uma das principais causas de falência das empresas é o péssimo gerenciamento financeiro.

Dessa forma, é uma atitude sensata considerar a terceirização do gerenciamento financeiro como uma escolha importante.


Mariana Santos

Escrito por:

Mariana Santos

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