Geral

Gestão financeira para corretores

19 de março de 2019

Todo corretor tem que possuir uma boa gestão financeira, até por que ele costuma prestar muitos serviços a terceiros. Mas sabemos que não dá para jogar o peso todo para alguém. É por isso que existe a terceirização do departamento financeiro.

O que se mostra de grande ajuda em muitos casos. Chegando a salvar várias empresas da falência. No entanto, temos de apresentar corretamente esta solução. Por este motivo, neste post iremos explicar o que é a terceirização, ou BPO financeiro.

Gestão financeira

Um bom gerenciamento financeiro quer dizer segurança, e isso sempre irá ser necessário. Afinal, para crescer é necessário ter a firmeza. É assim que as empresas têm que crescer, firme e segura. E isso é regra para o mundo todo, seja uma grande empresa ou até mesmo uma pequena família.

Assim, com uma boa gestão financeira, o crescimento e sucesso é uma questão muito palpável. Essas palavras servem também para corretores, aliás, servem para todos os que quiserem ter sucesso.

Quanto melhor a situação das suas finanças, mais longe o indivíduo ou empresa poderá chegar. Isso acontece, principalmente, por quê a gestão financeira é a parte que controla todas as outras. Não adianta tentar comprar alguma coisa para sua empresa sem que tenha dinheiro.

Corretores por sua vez quase sempre tem dúvidas que dizem respeito à parte financeira. Como a gestão dos valores, recebimentos e despesas, acontecendo frequentemente por prestarem serviços a terceiros. Assim, é uma situação normal perder controle.

Mas isso tem que ser mudado urgentemente, mesmo que para isso incuba essa tarefa à outras pessoas. Isso mesmo, se não sabe ou não tem tempo de fazer algo, peça para que outra pessoa faça por você. E é isso que chamamos de terceirização.

Gestão financeira para corretores

Um corretor necessita de vários truques para seu trabalho. No entanto, saber fazer sua gestão financeira não se resolve sem o esforço necessário. Todo o esforço para reunir contas, pagar funcionários, cobrar serviços.

Além de fazer orçamentos, analisar tabelas de preços, pesquisar melhores preços entre várias outras atividades. Tudo isso faz parte da gestão financeira, e pode dar muita dor de cabeça.

Mas olhando por outro lado, sabemos que nem todo mundo é bem em fazer a gestão financeira. o que podemos comprovar pelo fato de que uma grande parte das empresas, decretam falência exatamente por causa de má gestão.

E é aqui que entra a terceirização do gerenciamento financeiro, ou BPO financeiro. Que iremos apresentar para você agora. E peço que preste atenção, pois ela pode te salvar, algum dia.

BPO financeiro – Terceirização Financeira

BPO é uma sigla que vem do inglês, que significa Business Process Outsourcing, ou seja, Terceirização de Processos de Negócio. Creio que deu para deduzir que é nada mais que delegar sua gestão financeira para um terceiro.

Dessa forma, você se livra de todo o tormento que a gestão financeira pode causar, deixando ela ara quem sabe fazer. Assim, pode descansar e esquecer atividades ligadas ao gerenciamento financeiro. Como por exemplo:

  • Contas a pagar
  • Contas a receber
  • Fluxo de Caixa
  • Orçamentos
  • Pagamento de pessoal

Essas e várias outras atividades que não estão citadas. Mas o importante é que com o BPO Financeiro essas atividades serão feitas por um pessoal especializado.

Assim, os perigos causados por uma má gestão financeira são afastados para longe. Por outro lado, com uma boa gestão, as chances de crescer aumentam drasticamente.

E para completar, os benefícios podem ser espalhados não só pelo setor financeiro. Existem vários outros efeitos secundários que o BPO financeiro consegue induzir com o processo. Mas é importante deixar bem claro uma coisa, um BPOnão é nenhum tipo de consultoria.

Vantagens da terceirização

Como já foi dito, os benefícios não se resumem apenas ao setor financeiro, mas vamos citar alguns deles. E iremos começar pelo seguinte fato: o processo de BPO financeiro fornece uma certa liberdade para o empreendedor.

Para explicar melhor, digamos que ele e sua equipe pode passar a se concentrar no que requer sua atenção. Assim como suas atividades principais do negócio e suas áreas chave da empresa.

Isso pode ser possível por que o BPO financeiro o livra de gastar esforços focados em atividades da gestão financeira. Outro ponto importante é que ela permite uma boa gestão financeira desde o início da empresa. Mesmo que ele não contrate alguém especialista na área para a empresa.

E com um especialista na área, as atividades financeiras serão executadas de uma forma realmente eficaz. Ou seja, os vencimentos, os recebimentos entre outras atividades serão mais rapidamente executados. O que pode liberar recursos para o capital de giro muito mais rápido.

Pode se conseguir também reduzir a inadimplência. Isso acontece simplesmente por ter um processo bem estabelecido e rigoroso de cobrança.

Também é possível melhorar o ambiente de controle e de governança. Ou seja, o chefe da empresa não ficará preso a metas de cortes por causa de mal gerenciamento financeiro. Sim, uma boa gestão financeira pode acarretar mais benefícios do que se pode imaginar.

Mas é claro que nem tudo são maravilhas. O processo de BPO financeiro tem algumas desvantagens. E para citar uma, tem o fato de que, por mais que o processo seja flexível, sempre existe burocracia.

Ou seja, um procedimento padrão, que pode não ser recomendado para quando a empresa, não estiver certamente estabelecida.

A conclusão

Concluindo, estas foram as principais informações sobre gestão financeira e BPO financeira. Aqui tentamos esclarecer a importância de se ter um bom gerenciamento financeiro para sua empresa. Tentamos também de apresentar o processo de BPO financeiro.

Podemos sempre mostrar o caminho, mas quem tem a última palavra sempre será você. mas como já foi dito antes, uma das principais causas de falência das empresas é o péssimo gerenciamento financeiro.

Assim, é sempre bom colocar a terceirização do gerenciamento financeiro como uma das alternativas. E uma que está acima das outras.

Deixe um comentário

Mariana Santos

Escrito por:

Mariana Santos

Comentários

O futuro do seu negócio depende somente de você.
Dê o próximo passo!