Geral

10 vantagens de controlar bem suas despesas

19 de março de 2019

A administração das finanças pessoais também é um elemento de grande importância para que seja possível manter a ordem da sua casa.

Assim, controlar suas finanças permite que você corra menos riscos, tenha menos dívidas e não entre no vermelho. O nome “ limpo” dentro dos serviços de proteção ao crédito também é um quesito a ser observado quando você consegue lidar com seu dinheiro de maneira adequada.

Ainda não se convenceu que o controle de suas despesas é uma ótima opção para você e toda sua família? Então conheça as 10 vantagens de controlar bem suas despesas.

Por que entender de controle de despesas?

Todo mundo alguma vez na vida se sentiu afogado em dívidas, ou então se encontrou em um estado onde não conseguia guardar apenas R$1,00 no bolso.

Apesar de muitos terem a falsa sensação de que não ter dinheiro é normal, na verdade isso não passa de um mito.

Entendemos que o Brasil este em crise, e que tem passado por sérias mudanças políticas, mas, mesmo diante deste quadro é possível viver bem com o salário que você ganha.

O segredo está em um bom controle de despesas, e algumas dicas para que você consiga se organizar.

Ainda não se convenceu? Descubra as 10 vantagens de controlar suas finanças.

# 1- Entender a sua realidade financeira

As despesas financeiras consistem em todo e qualquer tipo de despesa que você tenha em seu âmbito pessoal.

São gastos com comida, roupas, combustível, passeios, etc. Na maioria das vezes, estes gastos não são inclusos dentro do planejamento financeiro e familiar, mas podem fazer a diferença no fechamento final de seus gastos.

A grande maioria das pessoas não tem uma visão geral do que realmente ganham e do que realmente gastam, por isso, se tornam escravas de seus gastos.

Geralmente, quem não controla as suas despesas, apenas paga aquilo que consegue pagar, não tem planejamento, e acaba se envolvendo com dívidas a longo prazo e com uma alta taxa de juros.

#2 – Menos dívidas

Outra grande vantagem do controle de despesas financeiras é que quando você passa a ter noção da quantidade de gastos supérfluos que você tem. Com esta consciência você passa gradativamente a reduzi-los.

Resultado disso, uma grande economia, maior poder de compra, que te permite fazer compras em parcelas menores, ou pagas à vista, com um bom desconto.

Você passa a ter dinheiro sobrando, e não dinheiro faltando.

# 3 – Entende o valor de seu dinheiro

É somente a partir do momento em que você tem dimensão de seus gastos, que é possível valorizar o seu dinheiro.

Você vai começar a entender que alguns produtos não valem o preço que cobram, e quando você paga a mais por eles, você está desperdiçando seu dinheiro. Aprenderá pesquisar os melhores preços e melhores condições, e descobrirá que existem ótimos produtos por um bom preço.

Afinal de contas, todos nós trabalhamos arduamente para ganhar nosso dinheiro e ele não pode ser desperdiçado de qualquer maneira.

#4 Mais segurança para tomar decisões

Quando você tem consciência dos seus gastos e rendimentos, é possível prever o que acontecerá adiante. Assim, é possível compreender a viabilidade de cada gasto, se é possível ou não assumir uma dívida.

#5 Limite de gastos

Quando você passa a ter um maior controle de suas despesas, você não cai nas “armadilhas financeiras”, como prestações altas, empréstimos, entre outras. Você tem mais consciência dos seus gastos, estabelecendo até onde é possível ir com eles.

Ao ter um bom controle de despesas, você nunca se sentirá afogado em dívidas.

#6 – Descobrirá a verdade sobre os cartões de créditos

Ao controlar suas despesas, é possível perceber que o cartão de créditos e a forma mais comum de “ comer “ o seu dinheiro sem ter nenhum tipo de retorno.

As taxas de cartões de créditos são as mais altas, você ainda paga pelo valor da anuidade, e mesmo assim, está cego e não percebe o quanto isso acaba com as suas finanças.

Ao ter um controle de suas finanças, você vai perceber que é possível viver sim sem um cartão de créditos.

# 7 – Previsão de contas

Ao acompanhar suas despesas, você terão uma boa previsão de gastos necessários como aqueles com combustível ou alimentação.

Assim, você estabelecerá um padrão de contas fixos por mês.

# 8 – Começará a guardar dinheiro

Ao controlar suas despesas, naturalmente você começa a economizar dinheiro e, consequentemente, começa a guardar dinheiro.

O ideal é que você tenha uma finalidade para ele: como trocar de carro, fazer uma viagem, pagar uma faculdade.

Através das devidas economias e planejamento, é possível realizar muitos sonhos.

#9 – Terá uma reserva para gastos de emergência

Não sabemos quando uma pessoa da família pode ficar doente, um carro pode quebrar, ou alguém sofrerá um acidente.

Imprevistos acontecem a toda hora e todo momento, por isso, você precisa estar preparado para todos eles tendo uma reserva de emergência.

Assim, você não precisará mexer no seu capital de giro, e ainda terá uma quantidade de renda para suprir esta necessidade caso ela ocorra.

# 10 Se sentirá mais seguro

Ao controlar suas despesas você tem estabilidade financeira, para de se preocupar em como arranjar dinheiro para suprir suas necessidades.

Além disso, terá mais oportunidades de fazer o que realmente tem vontade sem pensar se deve ou não gastar.

Isso permitirá que você sinta mais seguro tanto na hora de comprar, investir, vender ou financiar, e ainda aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Conclusão

O controle de despesas financeiras pessoais é um elemento muito importante para que você consiga se programar de maneira eficiente.

Todas as anotações, investimentos e previsões de gasto permitem que você tenha um maior controle não só sobre o seu dinheiro, mas também sobre sua vida.

Por isso, comece desde agora a controlar suas despesas para que possa contruir a vida que você tanto almeja.

Deixe um comentário

Mariana Santos

Escrito por:

Mariana Santos

Comentários

O futuro do seu negócio depende somente de você.
Dê o próximo passo!